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CIPTEA

CARTEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

A CIPTEA é uma carteira de identificação gratuita e válida em todo o território nacional.

Seu principal objetivo é facilitar o acesso aos direitos previstos em lei para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Ela também garante prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

COMO SOLICITAR A CIPTEA

1. Preencha o Formulário de Solicitação:

Cada estado organiza o requerimento da CIPTEA, mas geralmente está disponível no site das Secretarias de Saúde ou de Assistência Social.

2. Documentos Necessários:

  • Documento de identidade da pessoa com autismo.

  • Documento de identidade dos responsáveis legais (caso o autista seja menor de idade).

  • Laudo médico que comprove o diagnóstico de TEA.

  • Fotografia recente, no formato 3x4.

3. Submissão dos Documentos:

Na maioria dos estados, o processo pode ser feito online.

Se presencial, entregue os documentos na Secretaria de Saúde, Assistência Social ou outro órgão designado para emitir a CIPTEA.

4. Prazo para Emissão:

Após a submissão dos documentos, o prazo para a emissão da carteira pode variar entre 30 a 60 dias.

VALIDADE DA CIPTEA

A CIPTEA tem validade de 5 anos e deve ser renovada ao término desse período, seguindo o mesmo processo de solicitação inicial.

DICA

Mantenha os Documentos Atualizados:
Sempre que houver uma mudança significativa na condição do autista ou nos dados pessoais, atualize os documentos para evitar problemas na hora da renovação.

Guarde uma Cópia Digital:
É útil manter uma cópia digital de todos os documentos enviados, para facilitar o processo de renovação ou de eventuais correções.